Fim de Ano 2016 no Japão | Fim de Ano

Fim de Ano 2016 no Japão

Ano Novo e Fim de Ano 2016 no Japão

O fim de ano 2016 no Japão é diferente do fim de ano ocidental. Visitar o Japão durante o Ano Novo (Shogatsu) pode ser uma experiência muito interessante, mas também pode ser frustrante, pois a maioria das atracções turísticas, lojas e restaurantes, estão fechados nesta altura de fim de ano. Dezembro é o mês mais movimentado do ano para os Japoneses.



Fim de Ano 2016 no Japão – Tradições de Fim de Ano no Japão

No Japão não há costume de fazer festas de Ano Novo. Se for ao Japão no Fim de Novo, pode juntar-se às multidões que cumprem o Hatsumode, ou seja a primeira visita do ano a um santuário, ou templo. A celebração de Hatsumode é realizada em praticamente todos os santuário e templos no Japão.

Nesses santuários e templos,  encontra uma atmosfera festiva, com barracas de comida e muitas pessoas fazendo fila para orar no salão principal. O tempo de espera é de, pelo menos, um hora. Pode, ainda,  comprar amuletos da sorte para um ano novo feliz e deixando os amuletos do ano anterior. A visita ao templo faz-se por volta da meia-noite na véspera de Fim de Ano, quando o sino do templo tocar.

Alguns dos santuários e templos mais populares que poderá visitar no Fim de Ano 2016 no Japão, são:

  • Tóquio Santuário Meiji
  • Kyoto, Fushimi Inari Taisha
  • Osaka, Sumiyoshi Taisha
  • Kamakura, Tsuruoka Hachimangu

Nos primeiros dias do novo ano, estes locais recebem a visita de mais de um milhão de visitantes.

Nesta altura do ano, há muitas pessoas que se deslocam pelo país para visitar as famílias ou para se deslocar ao exterior. Por esta razão as estações de comboios, aeroportos e estradas, ficam muito congestionados e a maioria das grandes cidades, como Tóquio ou Osaka, ficam com muito menos gente no Ano Novo.

Durante o mês de Dezembro, são realizadas reuniões com colegas ou amigos. É um costume japonês enviar presentes de fim de ano e escrever postais, para que sejam entregues no dia de Ano Novo.

Os japoneses costumam passar o Fim de Ano com a família. É tradicional comer soba (macarrão de trigo sarraceno) nessa noite, esta massa fina simboliza a longevidade. No final do ano as pessoas saúdam-se dizendo umas às outras “Yoi otoshiwo”, ou seja “Tenha um bom ano”. Também é tradicional comer bolo de arroz (mochi) durante a altura do Ano Novo.

Uma importante tradição de fim de ano 2016 no Japão é o da limpeza profunda. É importante para os japoneses, começar o ano novo num estado limpo. São feitas limpezas em casa, no trabalho e nas escolas antes, antes do Ano Novo chegar.

No Ano Novo muitas mulheres usam quimono, e maiko (aprendiz de gueixa).

Antes da meia-noite na passagem de ano, os sinos dos templos, por todo o Japão, tocam lentamente 108 vezes. É a chamada joya-no-kane. As pessoas dão as boas-vindas ao ano novo quando ouvem o som dos sinos. Para os japoneses as badaladas do sino purificam os 108 desejos mundanos.

A cidade japonesa de Kyoto fica mágica e deslumbrante e absolutamente espectacular durante a altura da passagem de ano japonesa. Para os japoneses o Ano novo é um feriado muito religioso e algo sombrio, por isso nada parecido com as comemorações ocidentais.

Fim de Ano 2016 no Japão

Fim de Ano no Japão

Fim de Ano 2016 no Japão – Visitas a museus e locais históricos

Muitas atracções turísticas, lojas e restaurantes estão fechados entre o dia 29 de Dezembro e 04 de Janeiro.  Nos últimos anos, já muitas lojas permanecem abertas até ao dia 1 de Janeiro, contudo, ainda é difícil fazer compras, dar passeios e comer em restaurantes. As cadeias de fast-food, e os restaurantes do hotel, permanecem abertos no dia de ano novo.

Os Museus estão normalmente fechados por vários dias durante a temporada de Fim de Ano e Ano Novo. Os Jardins e castelos, podem estar fechados um ou mais dias.

Apesar de ser diferente, o Fim de ano 2016 no Japão proporciona uma uma experiência única e de aproveitar.




Categorias: Outros destinos | Tags: , , | Leave a comment

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *